Nasci em maio de 1964 durante a revolução e desde muito cedo descobri o rádio como companheiro. Aos 7 anos imitava os comunicadores da Rádio Globo do Rio de Janeiro. O sucesso eram as rádios Mundial e Tamoio. Todas em AM. Em 1977 entrei em um estúdio de rádio pela primeira vez. Rádio Cidade com Eládio Sandoval no ar. Tive como professora e fonoaudióloga a Dra Carolina Freitas, recomendada por meu amigo Fernando Mansur, na época locutor da Rádio Cidade FM.
No início de 1983 participei de uma turma de locução ministrado por Hélio Tys e Guilherme de Souza, ambos da Rádio Globo. No mesmo dia fui aprovado no teste da Rádio Roquette Pinto AM. Convidado para a Rádio Estácio, permaneci por poucos 6 meses até aceitar o convite da Rádio Imprensa para ser o locutor das madrugadas.
Em 1984 entrei no time da Rádio Transamérica. Fui locutor, produtor, redator e coordenador da emissora até sair em 1990 quando me juntei ao projeto da Rádio RPC FM. Era o locutor das manhãs.
Em 1992 fui para a Rádio Universidade FM (antiga Estácio FM) onde além de locutor, era também diretor da emissora e professor do curso de locução da Faculdade Estácio de Sá. Com a ideia de continuar o curso nasceu a Escola de Rádio em Botafogo.
Em 2004 fomos para o Largo do Machado e em janeiro de 2012 nos mudamos para a rua Pedro Américo, no Catete. Ainda em 2004 fui para a Rádio Paradiso FM inaugurando o projeto pioneiro de estúdios em shopping (FM Hall Rio Sul). Antes, em 1997 entrei no Sistema Globo de Rádio onde era locutor da Globo FM e das edições da tarde do noticiário em rede nacional “O Globo no Ar” da Globo AM, saindo em julho de 2007.
Em 2009 realizamos a primeira edição do Prêmio Escola de Rádio. O sucesso da votação levou 260 mil internautas ao site e mais de 600 radialistas ao Teatro Carlos Gomes.
Em Outubro de 2014 lancei meu primeiro livro “O Rádio era tão Romântico – As mudanças que o tempo trouxe”. Hoje me dedico ao mercado publicitário, palestras sobre o comportamento do rádio moderno e a direção de conteúdo da Escola de Rádio.
Em 2013 a Escola de Rádio recebeu o certificado do MEC - Secretaria de Educação (SEE) para tornar nossos cursos profissionalizantes (técnico de nível médio). Em 2017 com a explosão dos aplicativos e o novo marketing digital colocamos as ferramentas em uso. Esse trabalho nos ampliou nossa visão de mercado ao ponto de fazer uma mudança significativa na Escola de Rádio. Nos tornamos ER+.
Por que agora o + em nossa marca?
O mais é plural, adiciona o vídeo, as lentes, a tecnologia que adiciona possibilidades na formação do comunicador. Soma a edição de imagens, o cuidado com o texto, a opinião do comunicador, as redes sociais, somam também o marketing e o smartphone. Pense mais. Em Julho de 2018 colocamos em prática o que falamos em sala de aula. A mudança de dentro para fora. A mudança física era inevitável: Deixamos o bairro do Catete e nos instalamos no Humaitá. Perto da mata, do Cristo Redentor e de uma atmosfera apaixonante.
Venha conhecer uma outra pessoa que está em você, mas que ainda não apareceu.
Marque uma videoconferência comigo sem compromisso. Aqui
Ruy Jobim
Apaixonado por comunicar e ensinar