• Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Spotify Ícone

@ruyjobim since 1964

Buscar

Eu já sabia



Quantas pessoas passam por nossos cursos na Escola de Rádio no Rio de Janeiro dizendo que gostariam de ter feito rádio há tempos, mas que precisavam pagar as contas, resolver a vida com a razão e não com o coração. Cada um sabe onde o “calo” aperta.

Eu era muito jovem e sempre quis ser radialista. Não tinha dúvida alguma, mas só estudava e não precisava trabalhar e pagar contas, era uma situação bem diferente. Se tivesse que pagar as contas talvez deixasse de lado meu sonho, sei lá …

Em 1978 eu dormia com o rádio ligado em 102,9 e quando a Cidade FM voltava ao ar às seis da manhã eu já estava acordado. Na época, algumas rádios saíam do ar às duas da manhã por medida de economia para as emissoras. Só desligava o rádio quando ia para o curso pré-militar. Era hora dos meus pensamentos darem nó nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Ficava entre o sonho de trabalhar em rádio e a realidade que se formava no meu roteiro de vida. Ser ou não ser radialista?

Em casa conversava com todos sobre minha vocação para radialista e a reação era sempre negativa. O futuro eu já sabia. Eles não.

Numa tarde cinzenta um jornal caiu na minha mão com um anúncio de um curso de locução. Era isso! Peguei um ônibus para o centro do Rio sem saber que ali estava começando minha carreira. Conheci alguns profissionais e algumas emissoras. No dia em que peguei meu certificado me informaram de um teste na Rádio Roquette Pinto. Fiz o teste de locução às 2 da tarde. Entrei no ar às 9 horas de uma noite de verão inesquecível.

#locuçao #palestra #comunicação #ruyjobim #locutor

9 visualizações