Buscar

A Escola de Rádio


A Escola de Rádio é mais um filho. Temos que cuidar, estar atento ao programa dos cursos para que não envelheçam. O mais importante em dirigir a Escola de Rádio é ter atenção no mercado de trabalho e saber como passar essas mudanças para os alunos. Essas mudanças estão sendo rápidas demais!

A Escola de Rádio surgiu num momento que eu e Paulo Beto estávamos buscando uma atividade que fosse completar nosso tempo ocioso. Em pensar que hoje conto com duas agendas para me organizar. Paulo Beto já estava na Rádio Universidade FM e me convidou para dividir o curso de locução com ele. Queríamos ocupar o tempo com algo que fosse fácil de fazer e ele veio com a idéia de dar aulas. Lembro que não tínhamos um programa definido e trabalhávamos muito com pilotos de programas. O aluno fazia igual ao profissional. Ele ouvia o repetia... Era interessante, pois na época não havia nada parecido. Hoje o programa nada se parece com o programa inicial.

O mercado muda e temos que acompanhá-lo. O curso funcionava no estúdio de gravação da Rádio Universidade. Os alunos tinham aula dentro de uma rádio. Isso era muito produtivo. Era um diferencial. Quando venderam a rádio levamos o curso para uma sala no bairro carioca de Botafogo. Foi um sucesso também. Hoje a Escola de Rádio esta bem estruturada com vários cursos de comunicação e operação de áudio. Temos a TV também como foco e não esquecemos da web, sempre com novas possibilidades.

Aplicativos estão sendo cade vez mais baixados para celulares que fazem de tudo. Outra possibilidade de treinamento é nossa rádio na web. Alunos treinam ao vivo e professores corrigem o que não tem certo ou errado. Desde 2009 fazemos o Prêmio de Rádio onde os profissionais mais votados do ano recebem homenagens em uma noite especial para o meio rádio. Hoje a Escola de Rádio faz parte da formação de vários profissionais que ouvimos no rádio, vemos na TV e na publicidade. Falta muito para deixar como quero.


0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964