Buscar

Não se apequene, Rádio!



Ouvi uma gravação do saudoso Mario Lago - ator, escritor, radialista ... opinando sobre a incapacidade do rádio em se manter soberano e se adaptar a chegada da TV. Segundo ele "o rádio se acomodou e se encolheu demais..." Percebe-se que essa sempre foi uma característica do rádio ao enfrentar desafios. Pensando na afirmação de Mário Lago até o debate rádio x internet preocupa, pois será que o rádio vai se acovardar novamente? A verdade é que o rádio demorou muito para se superar e ganhar oxigênio após a chegada da TV.

Em minhas palestras pelas faculdades cariocas a pergunta é sempre a mesma: a possível desvalorização do meio frente a grande rede mundial. Como se comportará o rádio daqui pra frente? Ora! Vamos ousar, explorar, criar... A internet veio dar uma cara ao rádio. Somar e não dividir. Cabe aos gerentes de emissoras fazerem do rádio um canal de possibilidades publicitarias e não se acovardarem diante de uma solução disfarçada de problema. Claro que não teremos números astronômicos de audiência, mas teremos a audiência segmentada e a partir daí poderemos criar novos caminhos.

Como se portaram as redes de exibidores de cinema frente a chegada do DVD? Enquanto todos apostavam que os espectadores ficariam em casa vendo filmes com amigos, os cinemas se modernizaram e continuam batendo recordes de exibição aliando-se a internet na venda de ingressos. Tudo bem que a internet não foi criada com o propósito de transmitir programação musical, mas com a chegada do mp3 isso foi possível. Em pesquisa realizada ano passado, constatou-se que os ouvintes de rádio web preferem ouvir rádios que possuem sites também, pois encontram informações suplementares de bandas, shows, notícias, promoções, fotos da equipe e tudo o mais que a criatividade deixar.

Não faça cara feia para as web rádios. Ainda estamos no começo de uma nova era. Vamos continuar ligados no rádio onde quer que ele esteja. Agora uma coisa é certa: Não vamos nos acovardar na criatividade e no trabalho.


0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964