• Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Spotify Ícone

@ruyjobim since 1964

Buscar

Alunos sabem mais que professores



Estamos sendo bombardeados de informação o tempo todo. Não há trégua. As informações chegam de todos os lados ao ponto da gente não acompanhar de forma saudável. Digo saudável porque na maioria das vezes sentimos a sensação de não dar conta de tanto aprendizado - o que causa certa decepção.


Antes as informações chegavam através de poucas mídias, como por exemplo: jornal pela manhã, noticiário da TV à noite, revistas nas banca de jornais e através do rádio (que me arrebatou desde os 6 anos de idade).


As informações chegam de diversas formas. Se antes eram poucos falando para muitos hoje são muitos falando pra muitos. Acredite que isso causa distorção (como as fakes news, por exemplo). Precisamos, como educadores, estar à frente dessas informações para classificar conteúdos que viralizam na internet. Mas, o que fazer se o aluno está a um passo à frente? E, neste patamar a frente uma pergunta. Existe a realidade ou falta a compreensão do que foi recebido pelo aluno? Não é apenas receber a mensagem. Hoje temos que usar filtros.


Faço da minha barra de favoritos no PC ou celular uma curadoria. Na barra de favoritos está a solução que achei pertinente quando me vi devorando assuntos e opiniões diversas. Dá pra ficar insano com a informação rápida demais e com conteúdos que pulam da tela.


Estamos na sala de aula. Somos os professores. Ensinamos a futura geração e estamos reféns desses mesmos alunos que inevitavelmente sabem mais que nós. Continuar no pedestal do professor usando palmatórias e joelhos no milho não parece ideal. Descer do pedestal, nos colocar ao lado do aluno participando do saber, conquistando o respeito desse aluno e acima de tudo formando esses jovens para o mercado de trabalho que também passa por mudanças, parece o ideal.


É cansativo. Um exercício diário.

14 visualizações