Buscar

Como gravar seu áudio estando longe?


Você já divulgou sua voz em produtoras e está aguardando aquele sonhado trabalho.

Daí, ele chega através de um contato no whatsapp. Opa! um trabalho! Imagine que há uma pequena complicação: digamos que você esteja no Rio de Janeiro o produtor em São Paulo.


Como também sou produtor penso que não é tão simples assim. Acredite que a hora do café um um estúdio arranca da gente uma versatilidade como nunca vimos. Aquela hora que a gente conta e fala bobagens, acaba nos aproximando do tom correto. O bom produtor sabe como tirar o coelho da cartola nessa hora. Os tempos mudaram e o novo normal chegou. Estava chegando aos poucos, mas na segunda semana de março de 2020 o jogo virou de vez com todos obrigados a ficar em casa.


Dirigir um "ator de voz" à distância não é tão simples. Se você é uma pessoa que prefere falar e não escrever quando se trata de explicar como deseja que as coisas sejam feitas, a distância e a falta de contato direto podem complicar. E aquela parte do script que precisa de uma ênfase mais sutil e outras tantas pausas suaves? E o final do script que precisa ser no tom correto? Tudo bem, vamos agradecer ao whatsapp, ao Zoom e outras tantas ferramentas que nos aproximam.


Aqui vai um resumo disso: Não dá pra enviar um e-mail dizendo como deve ser gravado. Se até o Zoom pode ter limites, imagine um e-mail!?


O briefing é sobre preparação e orientação sobre como tudo deve ser feito e é fundamental em nossa vida! A gravação de voz é uma jornada emocional e o briefing? Nem sei o que é de tão importante. É tudo.

Digo em sala de aula que fazer o trabalho de voz é o mesmo que pertencer a empresa que contrata o trabalho. Nessa hora o locutor pertence à empresa e tem que vibrar com cada venda do produto. Estar de alma com inflexões que façam as pessoas acreditarem no produto ou serviço.


Algumas dicas para deixar o trabalho à distância mais fácil:

Uso e abuse do whatsapp para mostrar o tom correto do texto, a inflexão e alguma palavra que possa ser mais difícil, como o nome de uma peça de engrenagem bem específica. O produtor não precisa ficar com vergonha de narrar.

Mande um link de um vídeo já realizado como exemplo ou um modelo de narração parecido. Caso haja dúvida em relação à pronúncia de palavra estrangeira, recorra ao Google. Cuidado com o sotaque.


Precisamos saber, como locutor, se o áudio será editado aqui ou lá. Se for aqui atenção ao tempo do áudio. Se for um spot para rádio ou TV precisam ter 15 segundos, 30 segundos ou até um minuto. Esse tempo é real e nem deixe escapar um segundo a mais!


Para o produtor: Depois que o locutor concluir o trabalho, sempre dê um retorno claro, positivo e honesto. Caso esteja fora do desejado peça para refazer com diplomacia e confiança. Diga o que pode melhorar e se coloque na posição do locutor que tentou fazer o melhor, mas não fez. É sempre bom lembrar que, embora você esteja a uma distância considerável, o objetivo é o mesmo: vocês dois querem que o projeto seja bem-sucedido! O locutor precisa refazer as correções.


Como locutor não se esqueça de perguntar o formato digital no qual você vai entregar. Mp3 é bem comum, mas existem outros formatos. Se você não conhece os termos técnicos, basta perguntar ao engenheiro de som que trabalha no seu projeto qual formato ele prefere.


Fazer um trabalho à distância parece que será mais normal que você imagina. Essa possibilidade abre o campo de trabalho para todos os envolvidos na produção que agora é rede nacional.


Ah! e quanto ao pagamento combine antes para que nada seja desagradável ao final. Peça os dados para a nota fiscal e aguarde o pagamento.

0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964