Buscar

Deus das Lacunas

Semana passada fui a Casa Firjan assistir a palestra "O universo, o homem e seu espírito" de Marcelo Gleiser que há muito tempo se destaca como cientista, físico e astrônomo. Um cara que não acredita em fantasmas e que usa o nome de Deus das Lacunas a tudo que a ciência não prova e nós humanos, creditamos à religião. Achei inteligente o mundo científico usar essa denominação: Deus das Lacunas.


Imagino a pessoa achar que viu um fantasma e não ter como provar. Bota na conta do Deus das Lacunas .

Saiu mais tarde de casa e perdeu o horário do trem que acabou batendo na estação. Deus das Lacunas .

Encontrou um namorado de infância que hoje está terrivelmente feio. Deus das Lacunas.


Marcelo Gleiser é valorizado no exterior e por lá também mora. Um cético como deve ser um cientista.


No bate papo com a plateia (casa cheia) discorreu sobre a ciência, aliada à busca por respostas e ao fascínio pelo mistério que nos cerca, A ciência que pode ser usada tanto como ponte para um mundo melhor, como para o pior. Falou também sobre quem somos e como estamos nos relacionando com o planeta e a sociedade, em uma era que a transformação tecnológica acontece com velocidade impressionante. 


Comprei o livro/coletânea e um capítulo chamou atenção. Gleiser citou aqueles que não transitam com facilidade nesse novo mundo tecnológico/virtual. A preocupação com emprego (ou a falta dele) daqueles que estão à margem dessa corrida insana para

acompanhar a tecnologia.


Um profissional que usa tecnologia de ponta tem receio que essa mesma tecnologia possa desempregar mais que o esperado. Sou entusiasta das novidades, mas esse capítulo pede atenção. Basicamente tudo que é repetitivo será trocado por automação. Não tem volta.


As palestras na Casa Firjan são variadas nos conteúdos. Algumas gratuitas outras bem em conta. Já fui duas vezes e espero ir mais até o fim do ano.


Quanto ao desemprego... basta ver brasileiros nas filas por uma colocação. Essa é a realidade que assombra os desempregados. Não é fantasma, não é Deus das Lacunas.


0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964