Buscar

E sua "demo"? Dicas.


O que é exatamente uma DEMO (demonstração) de narração? Como fazer?

Uma demonstração de narração é uma seleção de material gravado que mostra sua voz e versatilidade. É o seu cartão de visita de áudio. Mas, tenha cuidado. Sua demonstração nunca deve ser:


- Longa. ninguém vai ficar ouvindo sua voz por mais de 2 minutos. Serve ou não serve para o produto. Simples assim.

- Uma gravação sobre quem você é e por que deseja entrar no mercado. Isso não interessa muito na publicidade.

- Com muito ruído. Tudo bem que você pode gravar em casa no celular, mas tome cuidado com a qualidade.


A demonstração de sua narração precisa ser profissional.

Se for colocar música de fundo cuidado para não cobrir sua voz. Deixe a música mais baixa possível.


Você não pode fazer rapidamente sua demo ou apenas montar "algo rápido" para estar logo online enquanto trabalha para criar 'sua demonstração real e perfeita' (que você nunca vai produzir).


Uma boa opção de armazenamento de sua demo na nuvem é o SoundCloud. Como sua demo não será longa, pode ser usada a conta gratuita.


Assim como as pessoas que confundem trabalho com sorte, existem os que fazem uma péssima demo e acham que não dão sorte. Se preparar um bom material, sempre haverá um produto no mercado que precise de sua voz.


Em tempos de divulgação na internet fique atento em sua postagens e não seja infantil achando que todos vão gostar de você. Centenas de vozes querem exatamente o que você quer. Seja cuidadoso com assuntos polêmicos. Isso pode gerar confusão. Pense em algo diferente para se destacar. Muitas vezes, o cliente não sabe o que está procurando.


Uma demo não é você lendo um panfleto que pegou em algum lugar. Uma demonstração é uma amostra de uma gravação comercial que mostra sua voz de maneira a atrair clientes. Precisa ser algo que dê a impressão de que foi tocado no rádio ou exibido na TV. Abuse da interpretação.


Mas, se você ainda não gravou nada ainda ou não quer gravar textos já veiculados nas mídias? Seja criativo. Com todas as facilidades à sua disposição hoje, não há razão para que você não consiga gravar algo bom e montar uma demo decente.


Quando entregar ou divulgar sua demo, ligue para o produtor que a recebeu para saber o que ele achou e persista. Só é lembrado que aparece.


Pra finalizar: Ouça várias vezes antes de entregar ou divulgar. Pense na criação de um site profissional com suas fotos e áudios.

Aproveite para se divulgar também como apresentador de eventos (MC).


Dúvidas? Fala com a Escola de Rádio. https://www.escoladeradio.com.br/

Boa sorte na carreira.

0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964