• Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Spotify Ícone

@ruyjobim since 1964

Buscar

Não é escolha, é obrigação

A tecnologia veloz faz o mundo inteiro se ajustar com novos aplicativos e possibilidades de integração com a internet das coisas que chega com tudo no 5G.


Ajuste difícil, mesmo para quem gosta, estuda e na medida do possível, tenta aplicar as novidades e conceitos como eu tento.



Divido meu tempo entre a Escola de Rádio e os projetos incríveis com pessoas igualmente incríveis na MultiRio, empresa da prefeitura do Rio que tem fixação por cultura, ensino e projetos de comunicação. Experimentamos a tecnologia o tempo todo em casa, no celular, nas conversas e nas ferramentas que não estão ao alcance dos olhos, mas acontecem como milagres.


Não é questão de saber usar um novo aplicativo ou saber usar a internet. É questão de sobrevivência no mundo moderno. Não é questão de escolha.


Entre essas novidades que surgiram e ganharam força nos últimos anos está o podcast, que já é amplamente utilizado e caiu no gosto de todos. O que mais acho interessante é que o podcast surge com imenso valor enquanto o vídeo era o queridinho de todos os comunicadores de plantão. Para ter público era necessário gravar um vídeo (ainda é).

Aí vem o podcast e muda tudo.


O podcast é uma mídia que vem conquistando espaço especialmente em relação à produção de informação mais detalhada com funções educativas diversas. Com ele podemos explicar e comentar o conteúdo. Na mídia jornalística a notícia gira em torno de 2 ou 3 minutos, já no podcast o assunto não tem hora para acabar.


Se eu disser que este formato estava pronto desde o início do rádio, você acreditaria? Sim! Agora se torna podcast por conta do on demand (ou seja: "ouço a hora que quero")


Os incentivos começam a despontar na publicidade. Os ouvintes começam a ter seus podcasts de estimação e os podcasts viram febre por conta (também) da divulgação da Rede Globo que entendeu ser a galinha dos ovos de ouro nessa confusão de mídias. Vamos faturar!


A publicidade está de volta ao rádio! ops.. ao podcast.

Entendam que a comunicação está em constante evolução!

Se você não acha isso vai perder tempo lendo o resto do texto.


A evolução do nosso querido rádio é esse rebento recém nascido no Brasil. O podcast. Refletindo aqui ... que sorte tem o rádio.


Na chamada "época de ouro" do rádio tínhamos as novelas. Podcast faz novela. Tínhamos programas de humor. Podcast faz programa de humor. Podcast explica tudo com calma e educação. É preciso não se acomodar sabendo se adaptar e se reinventar.


Nós da Escola de Rádio precisamos nos reinventar todos os dias, aproveitamos todas as oportunidades e, principalmente, permanecemos atento às demandas do público consumidor.


Continuo estudando e observando para aprender e ensinar (e aprender com alunos é bem diferente).


Ainda assim fica a pergunta: O que te faz feliz?

58 visualizações