Buscar

Terceira idade conectada

Atualizado: Jun 17


Depois de tanto tempo mantendo a distância que esses dias pedem, fiz uma visita à casa da minha sogra. Não uma visita como aquelas com café, pão e uma mesa farta. Desta vez uma visita rápida para resolver o maior desafio da geração que hoje chega aos 80. O sinal do wifi.


Pode parecer bobo para quem hoje nasce com o DNA da informática e tecnologia, mas para uma senhora que, de uma semana para outra, foi obrigada a entender do assunto é bastante dolorido. Explico o dolorido: minha sogra nunca precisou de ajuda para nada. Sempre resolveu nossos problemas diários como se fosse uma secretária da família. Não parava um minuto em casa e ja saía para outra missão. De uma simples ida à farmácia comprar vitamina para um dos netos até a vistoria do Detran para o genro.


Hoje ela se curva ao sinal do wifi que não chega. Perde a briga para entrar numa live da família e ainda vai ao banco pagar a conta de luz.


A mudança tecnológica atinge as pessoas dessa idade porque não é apenas algoritmo ou inteligência artificial, é uma revolução humana. Nessa idade, onde normalmente a depressão se aninha sorrateiramente, lidar com botões que agora são "touch" afeta ainda mais o sentimento de que agora "não servem pra mais nada". Tantas perdas, tantas recordações.


No mundo corporativo empresas deviam contratar essas expertises para conselhos analógicos num mundo digital.

Essa época tem sido cruel com a geração que tanto lutou pela família e seu porto seguro. "Mãe não trabalha, cuida dos filhos" ou "como entender o marido nervoso com os problemas do trabalho" e ainda pior "ele tem uma amante, mas nada nos falta em casa". Imagine...


Já com o sinal wifi restabelecido e a felicidade no rosto de minha sogra, pensei em quanta coisa ela sabe e eu não. Quantos erros, acertos e quanto se dispôs a ajudar a família ao longo de uma vida.


Hoje, ela só quer o sinal do wifi.

0 visualização
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey YouTube Icon

@ruyjobim since 1964